sábado, 28 de fevereiro de 2009

Clareamento Dental: Saiba Como Perder o Sorriso Amarelo


"Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes."



Mais do que uma limpeza profunda dos canalículos do dente, ele pode ser realizado em consultório ou em casa com um gel, normalmente produtos a base de carbamida. O dentista faz uma moldeira que cobre somente a superfície dental com o gel oxidante que penetra no dente e após algum tempo retira toda a sujeira acumulada.
Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que agora já tem uma solução – o clareamento dental.

Mais do que uma limpeza profunda dos canalículos do dente, ele pode ser realizado em consultório ou em casa com um gel, normalmente produtos a base de carbamida. O dentista faz uma moldeira que cobre somente a superfície dental com o gel oxidante que penetra no dente e após algum tempo retira toda a sujeira acumulada.
O tempo de permanência da moldeira nos dentes, dependerá de cada caso. Em consultório, usa-se geralmente de 30 a 40 minutos e são realizadas de três a quatro sessões com intervalo de cinco dias. Em casa, utiliza-se durante toda noite e algumas horas durante o dia.

O tratamento dura de sete a dez dias, podendo variar dependendo do grau do escurecimento. A duração do resultado final depende dos hábitos alimentares e de higiene de cada pessoa. Geralmente, o clareamento deve ser feito uma vez por ano. Os dentes podem voltar a escurecer novamente, porém nunca como eram antes do tratamento.

Vários fatores podem provocar o escurecimento dos dentes. As causas mais comuns são os tratamentos de canal ou endodônticos, a ingestão de alimentos muito corantes como refrigerantes, café, vinho tinto, chocolate, legumes e verduras e ainda, o cigarro.
Os dentes possuem vários canalículos que são prolongamentos do próprio nervo; como eles são vazios, tudo o que você come se acumula neles. Por causa dos corantes, os dentes escurecem gradativamente.
Para amenizar o efeito de produtos corantes nos dentes é preciso evitar a ingestão em excesso de alguns alimentos como o café, chocolate e o refrigerante.
Prefira os produtos naturais aos industrializados e faça uma boa escovação dos dentes logo após as refeições. Além disso, é preciso lembrar que a limpeza é muito importante e deve ser regular, pois através dela se retira o tártaro, a placa bacteriana e as manchas de nicotina do esmalte.
Já o clareamento só faz a limpeza interna dos dentes. A recomendação dos dentistas é que se faça primeiro a limpeza, para que os dentes fiquem em condições de proporcionar um clareamento mais eficaz.
Outro ponto que deve ser lembrado é que o clareamento não funciona nos dentes com restaurações e próteses. Geralmente após o clareamento, é possível que o paciente necessite trocar algumas restaurações estéticas ou próteses que podem ficar mais escuras que os dentes sadios.
Como o clareamento dental é um processo químico, os odontologistas não recomendam fazer sem a orientação de um profissional. O uso indiscriminado de produtos vendidos por telefone pode trazer problemas como hipersensibilidade e enfraquecimento dos dentes e ainda danos à gengiva, já que as moldeiras que acompanham os produtos são comerciais (isto é, não são completamente adequadas ao formato de sua arcada dentária).
Os especialistas ratificam que este tipo de tratamento só deve ser feito quando recomendado por um profissional experiente. Para que o tratamento seja seguro e efetivo, é preciso usar somente os produtos indicados pelo seu dentista, que normalmente têm a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) e da American Dental Association (ADA).
Por isso, é muito importante respeitar as orientações dos fabricantes e do seu dentista.
Para ter uma durabilidade maior do tratamento, o paciente deve tomar uma série de medidas fundamentais, como evitar fumar durante o tratamento, alimentos e bebidas que provoquem o escurecimento dos dentes; manter uma boa escovação; durante o tratamento; aguardar pelo menos uma hora antes de fazer as refeições e seguir corretamente as orientações do seu dentista.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009



PROTEÇÃO SOLAR - FPS, RADIAÇÃO UVB E UVA

Milhares de brasileiros ao se expor aos raios solares esquecem que existe um vilão: o câncer de pele.

Para driblar o problema sem deixar de curtir o Sol, que oferece também benefícios à saúde, confira as respostas para as dúvidas mais comuns e os cuidados necessários para manter-se saudável durante e após o verão.

1. O que significa o valor do FPS?
FPS é a sigla para Fator de Proteção Solar e indica o grau de proteção da pele contra a queimadura solar. Um FPS 50, por exemplo, mostra que você está 50 vezes mais protegida contra os raios UVB, ou seja, precisa de 50 x mais radiação solar UVB para desencadear uma queimadura solar do que se não estivesse usando nada. Isso desde que seja aplicada a quantidade adequada de filtro solar.

2. Qual a diferença entre UVB e UVA? Os dois fazem mal à saúde?
A radiação UVA penetra profundamente na pele, não costuma ter sua intensidade alterada conforme a época do ano ou altitude de cada região e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Já os raios UVB são os causadores das queimaduras solares e mudam de intensidade conforme a estação e altitude, ganhando força no verão, em especial entre as 10h e 15h. O UVB está diretamente relacionado ao desenvolvimento de câncer de pele nas áreas corporais fotoexpostas.

3. O FPS protege apenas contra os raios ultravioletas do tipo B?
Sim. O FPS indica apenas o fator de proteção contra os raios UVB. O ideal é usar filtros de amplo espectro, ou seja, que também tenham proteção UVA, que deve ser no mínimo 1/3 do valor do FPS, segundo recomendações da Diretiva Européia, publicada em 2006.

4. Como sei que fator é ideal para proteger minha pele?
Um dermatologista é a pessoa mais indicada para fazer esta indicação com segurança.

5. Ficar na sombra me protege dos raios solares?
Parcialmente. Mesmo na sombra estamos expostos à radiação UVA, principal responsável pela perda de elasticidade da pele, manchas, rugas finas e profundas, características do tão temido fotoenvelhecimento. Para se ter uma idéia da potência dos raios UVA, eles penetram profundamente na pele, atravessam vidros e não são amenizados de acordo com a altitude do lugar, hora do dia ou estação do ano.

6. Existe um horário apropriado para expor-se ao sol?
Sim! Na praia ou piscina, antes das 10h e depois das 15h. Fora desse período, a radiação UVB é mais intensa, causa facilmente, queimadura solar, manifestada por vermelhidão, bolhas e descamação na pele. Além disso, está associada ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pele no futuro. Vale lembrar que a exposição ao sol no período apropriado não dispensa o uso do protetor solar.

7. Quando devo usar protetor solar?
Diariamente. Estudos atuais demonstram os benefícios da fotoproteção diária, com filtros solares de amplo espectro, os quais previnem agressões da pele causadas pelo sol. Além disso, alguns locais refletem luz solar e potencializa a ação do sol, como a água; a neve (85%); superfícies pintadas de branco e asfalto (70%) e; areia branca, (25%). Nos períodos de exposição mais intensa, como o verão, é necessário aplicar o protetor até mesmo nas partes do corpo cobertas por roupa, pois a radiação UV penetra em tecidos com trama larga e cores claras. Uma camiseta de malha branca seca, por exemplo, oferece proteção entre UPF 5 a 9 apenas.
8. Qual quantidade de protetor solar devo usar?
Para obter uma proteção eficiente, use 35g por aplicação, o equivalente a duas colheres de sopa cheias. Lembrando que o produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a, pelo menos, cada duas horas.

9. É exagero tomar todos esses cuidados em dias nublados?
De jeito algum! Em dias nublados, 80% da radiação solar atinge a Terra, ainda que você não perceba a ação do sol no corpo. Por isso, proteger-se é necessário sempre e o uso do protetor solar é indispensável.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

DERMATOLOGISTAS ENSINAM CUIDADOS PARA DESCOLORIR OS PÊLOS DO CORPO SEM DANOS A SAÚDE
Os dermatologistas alertam que as substâncias utilizadas para descoloração dos pêlos podem provocar danos à pele, embora as embalagens indiquem o uso durante a exposição solar para potencializar a cor loira, é a luz e não o calor que ajuda a clarear.Não adianta usar secador de cabelo para aumentar a ação do produto - afirma Denise Steiner coordenadora do departamento de Cosmeatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A médica explica que a água oxigenada e o pó descolorante têm uma composição química com ph diferente da pele, que pode irritar, provocando vermelhidão e coceira. Em outros casos pode dar alergia, causando um eczema ou uma urticária.
Existem mulheres que desenvolvem a alergia somente após a décima aplicação, por exemplo. Não é necessariamente na primeira aplicação e independe se o produto é de boa ou má qualidade. O risco de causar queimadura é menor, mas existe, sobretudo em horários em que o sol está mais forte - diz a dermatologista.
Antes de dar o tom dourado aos pêlos, é importante fazer um teste com o produto e ver se ele está na validade. A dermatologista Eliane Sênos ensina:
-Em casa, passe uma pequena quantidade no antebraço em dois dias alternados, deixando agir por 15 minutos. Se não houver reação nem na primeira nem na segunda aplicação, os riscos de irritar a pele são menores. Mas o teste não é 100% seguro, porque a pessoa pode apresentar alergia a qualquer momento. Se isso acontecer, lave com água e sabão neutro, passe um creme a base de hidrocortisona e procure um médico.
ORIENTAÇÃO É DEIXAR O PRODUTO AGIR DE 10 A 30 MINUTOS.
-Feito o teste, o uso do descolorante está liberado em horários em que o sol esteja mais fraco. De preferência, com a pele hidratada, já que o produto resseca, lembram as médicas.
-Espalhe bem o descolorante e tome cuidado para não passar as mãos no rosto e nos olhos. O filtro solar deve ser aplicado depois que a água oxigenada é retirada, para não misturar as químicas - diz Denise Steiner.
-Ele age entre 10 e 30 minutos. Não é bom deixar mais do que isso. A água oxigenada de volume 20 não é tão agressiva quanto a de 30. Quanto maior o número, aumenta também o risco de irritação - acrescenta Eliane Sênos.
E para quem acredita em mitos , elas afirmam que os descolorantes não estimulam o crescimento dos pêlos.
-Eles geralmente crescem até um centímetro. O produto não alonga os pêlos. Se fosse assim, pessoas carecas passariam o produto- garante a dermatologista.

domingo, 15 de fevereiro de 2009




Cistos são encontrados muito frequentemente na ultra-sonografia dos ovários. Um cisto ovariano, de modo simples, é uma bolsa de líquido. A sua origem é variada, podendo representar tumores, folículos ou cistos funcionais , entre outros. Os ovários são chamados de policísticos (ou, às vezes, micropolicísticos) se apresentarem, ao ultra-som, uma quantidade grande de pequenos cistos (diâmetro menor que 10 mm). Nem sempre este aspecto corresponde a alguma doença ou a impossibilidade de gravidez; apenas a correlação da ultra-sonografia com a clínica do paciente permite ao médico assistente uma conclusão diagnóstica adequada.



A foto ao lado mostra um ovário ao ultra-som. A letra F indica um número grande folículos ovarianos, predominantemente situados na periferia do ovário. A parte central, que não tem folículos, é chamada de estroma. Esta é uma das imagens pela qual o ovário é caracterizado como policístico. Mesmo nesta condição, pode ocorrer gravidez. Porém, quando coexistem atrasos menstruais grandes (menstruação a cada 3 meses, por exemplo), obesidade, aumento de pelos e ovários como os da figura, em geral também acontece uma redução da fertilidade da mulher. Neste caso, o que ocorre é um excesso (relativo ou absoluto) de hormônios masculinos, criando-se um ambiente desfavorável para o crescimento dos folículos ovarianos e para a ovulação, levando a alterações menstruais na paciente.
Entretanto, nem todos os ovários descritos como micropolicísticos são dificultantes para a gravidez. A foto mostra o aspecto ultra-sonográfico de um ovário com vários cistos, de distribuição não periférica. Na maioria das vezes, ovários deste tipo não estão associados a dificuldades de reprodução e alguns, pelo contrário, estão associados com ciclos regulares e ovulação.
O tratamento dos "ovários policísticos", para efeito de reprodução, consiste em obter um ciclo em que ocorre ovulação. Em geral, isto é conseguido através da administração de remédios que induzem o crescimento dos folículos, para a posterior ovulação. A maioria dos remédios utilizados é constituido por FSH, hormônio já existente na mulher, que promove crescimento folicular. Quando for necessário reduzir a ação de hormônios masculinos, outros remédios podem ser associados ao FSH, como metformina, espirolactona e ciproterona.

RISCOS
Em geral, quando a mulher tem ovários policísticos com alterações menstruais, a quantidade de estradiol produzida pelos ovários é grande e permanece atuando longo tempo, aumentando os riscos de câncer de colo do útero, de endométrio e de mama. Assim, mesmo quando não há intenção de gravidez, deve haver tratamento para evitar estes riscos.
Hidratação pós-alisamento

Depois de livrar-se dos cachos, você percebeu que suas madeixas ficaram detonadas? Então, veja as dicas a seguir...



Escova progressiva, relaxamento, chapinha, secador... Seja qual for a técnica utilizada para alisar os cabelos, o fato é que, depois de um tempo sem a devida manutenção, você deve ter se dado conta de que seus fios ficaram ressecados, quebradiços e sem vida.


Para não sofrer desse mal, a atriz Flávia Alessandra faz — a cada 15 dias — nutrição dos cabelos com uma máscara aplicada por 5 minutos. "Ela também passa silicone nas pontas, para dar brilho e maleabilidade", explica o cabeleireiro da bela, Marcos Proença, do Studio W, em São Paulo.

A terapeuta capilar Neide Pereira, da Fashion Clinic, no Rio de Janeiro, ressalta que toda química é agressiva. "Quem já recorreu a alguma delas deve redobrar os cuidados e investir na hidratação para repor os nutrientes." Bruno Barros, do Ophicina do Cabelo, também no Rio, concorda com a colega: "O segredo é abusar das hidratações", recomenda.

Segundo ele, a técnica mais indicada para cabelos danificados por alisamento é a hiper-hidratação, ainda pouco conhecida. Há um ano, Bruno adota o procedimento em suas clientes — inclusive as vips, como a atriz Danielle Winits. "É um processo a laser, de reposição de nutrientes. É indicado para fios castigados por técnicas como a escova progressiva, por exemplo", afirma Bruno, que cobra R$ 200 pelo procedimento, conhecido como HQF (hidroqueratinização fotônica).

Receita caseira de Neide Pereira, da Fashion Clinic

Ingredientes
· 1 cenoura
· 1 beterraba
· 1/2 copo de água natural (ou água destilada)
· 2 colheres (sopa) de mel

Modo de fazer
Bata a cenoura e a beterraba no liqüidificador. Se não tiver o aparelho, use um ralador e esprema até tirar o sumo. Acrescente a água e o mel e misture bem. Ponha a pasta no cabelo úmido, enrole com filme PVC (aquele plástico usado para conservar os alimentos na geladeira) e deixe por 20 minutos. Depois, lave a cabeça com o xampu e o condicionador de sua preferência, para tirar os resíduos da pasta. Finalize o tratamento com um creme sem enxágüe.


Mais dicas para hidratar as madeixas
O vapor do chuveiro é um grande aliado para sua hidratação. E o melhor: você nem precisa ter uma touca térmica! "Se você combinar xampu, condicionador, máscara capilar e uma pomada leave-in, estará fazendo um tratamento e tanto!", diz o cabeleireiro Bruno Barros da Ophicina do Cabelo. Confira o passo-a-passo abaixo, elaborado por Bruno:

Lave os cabelos com o xampu e o condicionador de sua preferência. Bruno indica a linha Personal Hair, da Tânagra Cosméticos. "Mas é sempre bom variar", explica ele.

Uma vez por semana, com o chuveiro desligado — depois de lavar seus cabelos — espalhe 1 colher (sopa) de uma máscara hidratante em suas mãos. "Aplique no cabelo ainda úmido. Puxe o excesso com o pente e reaplique. Dessa maneira, além de espalhar o produto uniformemente, você faz com que ele penetre melhor nos fios."

Envolva o cabelo com papel de alumínio (a parte brilhosa voltada para a cabeça) e deixe agir por cerca de 20 minutos. "Caso você tenha a touca térmica, deixe apenas 5 minutos. O calor potencializa os efeitos do produto", afirma Bruno. Ao terminar, enxágüe bem os cabelos.

Se os seus cabelos estiverem realmente danificados, espalhe uma pomada leave-in nas pontas e um pouco na raiz sempre que lavar os fios — e com eles ainda úmidos. "Só não exagere. Você quer hidratar, não empastar o couro cabeludo. Cuidado com a medida para não ficar com fios oleosos. As pomadas são adequadas porque têm filtro solar, vitaminas e aminoácidos da seda", conclui o cabeleireiro.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Receita para grávida: vitaminas antienjoos

contém: proteína e cálcio

No início da gravidez, fase em que os enjoos são mais frequentes, as vitaminas costumam ser bem toleradas, em especial quando têm banana e melão em sua composição. Graças ao iogurte, as vitaminas a seguir fornecem uma dose importante de proteína. Em caso de enjoo, portanto, faça delas a sua refeição.

Preparo 5 minutos
Cozimento não há
Rendimento 1 porção grande
Vitamina de laranja e banana

Ingredientes

100 g de sorbet de laranja
1 banana fatiada
175 g de iogurte natural
250 ml de suco de laranja

Modo de preparo

Coloque os Ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Despeje a vitamina em um copo alto e sirva imediatamente.

Vitamina de banana e melão

Ingredientes

350 g de melão em cubos
1 banana fatiada
175 g de iogurte natural
250 ml de suco de maçã
3 cubos de geloModo de preparo

Coloque os Ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Despeje a vitamina em um copo alto e sirva imediatamente.

Vitamina de abacaxi e morango

Ingredientes

250 g de abacaxi em pedaços
125 g de morangos
250 ml de suco de abacaxi1 colher (sopa) de mel
175 g de iogurte natura

lModo de preparo

Coloque os Ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Despeje a vitamina em um copo alto e sirva imediatamente.

Observações
• Se quiser vitaminas menos calóricas, use iogurte desnatado.
• O iogurte pode ser substituído por 85 g de tofu macio, uma variedade mais cremosa que também pode compor molhos para saladas.
• Para variar a textura e o sabor, faça a vitamina de laranja e banana substituindo a banana por abacaxi. Use 250 g de abacaxi em cubos.

Dica

O iogurte é uma fonte excelente de cálcio para a mineralização dos ossos e dos dentes do seu bebê.
PODER DOS SUCOS

"Meu mais sincero desejo é que esta aula mude a sua vida. A mudança poderá ser gradual ou rápida, perceptível ou espantosa. Mas, desde que você comece a incluir sucos frescos em sua alimentação diária, garanto que irá sentir-se e parecer melhor".
Esta aula tem como objetivo ajudar vocês a adquirir os hábitos alimentares saudáveis, à medida que for descobrindo a diversão e a criatividade que existe em fazer e tomar sucos. Por favor , note que não estou advogando uma mudança drástica em sua dieta alimentar, mas incentivando você a tomar sucos regularmente, como suplemente para usa alimentação diária.
Algumas doenças sérias podem ser minoradas, ou talvez evitadas, pelo hábito de tomar sucos frescos. Mas entenda bem : os sucos não são remédios. São apenas alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo vitaminas e sais minerais que ele necessita para se manter saudável.
Faço questão de que você use os sucos do modo certo.. É importante não esquecer que sua dieta se tornará mais sadia, fácil e agradável no momento em que você incluir nela sucos frescos como base, todos os dias.
Há outra grande vantagem nos sucos : eles significam um excelente modo de perder peso de maneira natural, sem que se tenha a sensação de estar sendo privado de algo. Sucos de vegetais contém baixas calorias e são praticamente sem gorduras, têm ótimo gosto e satisfazem.
Acredito que, se você introduzir sucos em sua vida, irá contribuir para sua saúde cardiovascular, ampliar sua capacidade física, ajudar a baixar sua pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e melhor saúde do que pode imaginar.
Quando ingerimos frutas frescas e hortaliças, nossos corpos retiram das suas fibras os líquidos de que precisam; em seguida essas fibras passam para o trato digestivo inferior. Tomando sucos, você elimina uma etapa do processo digestivo - extrair o líquido das fibras - e oferece ao seu corpo, com mais eficiência, os nutrientes de que ele necessita. O suco feito em casa é muito diferente dos sucos em garrafas, latas, caixas. Primeiro é absolutamente fresco, o que é importante, porque os nutrientes perdem muito de seu valor depois de algum tempo que o suco foi feito. Segundo, não é pasteurizado, "cozido", e suas células vivas, recebidas de maneira direta pelo organismo, garantem a boa saúde. Terceiro e último, o suco fresco é absolutamente puro, livre de aditivos e conservantes.
Para se ter uma idéia uma xícara de suco de cenoura contém nutrição equivalente a de 4 xícaras de cenouras cruas, picadas. Sucos frescos, que, se ingeridos imediatamente depois de serem feitos, contém cerca de 95% do valor alimentício da fruta ou hortaliça. Neste processo o organismo recebe os nutrientes necessários : vitaminas e sais minerais.
É importante compreender a diferença entre sucos de frutas e de hortaliças. As hortaliças são mais difíceis de digerir que as frutas; tendem a ser mais pesadas e demoram mais a serem assimiladas pelo organismo. No entanto, quando se toma o suco de uma hortaliça, o corpo absorve imediatamente as partículas alimentícias.
OS SUCOS MAIS IMPORTANTES
Todas as frutas e hortaliças tem papéis importantes a desempenhar para manter a saúde boa, porém alguns mais do que outros. Suco de cenoura e de aipo devem se tornar logo parte de sua dieta diária. O suco de maçã é o único suco que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça.
Folhas verdes, tais como espinafre, salsa, alface e brotos, são de importância vital. Sucos de frutas cítricas é uma excelente fonte de vitamina C, muito necessária para o nosso corpo.
TODOS OS BENEFÍCIOS DO SUCOS À SAÚDE
A grande quantidade de alimentos crus, livra o corpo de toxinas, dando-lhe sensação refrescante e tornando-o energizando e relaxado ao mesmo tempo. Os alimentos puros suavizam a pele, tornam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará ,mais se preocupar com ele. Gripes e resfriados diminuem e se tornam muito mais espaçados.
Pesquisas demonstraram que o beta-caroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças. Em ação ele funciona como um antioxidante, neutralizando moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. Ao fazer isto, o beta-caroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir sua saúde, diminuindo as possibilidades do envolvimento das doenças,
Hoje em dia a comunidade médica aconselha o consumo de mais hortaliças que contenha beta-caroteno para evitar certos tipos de câncer. Fontes : cenoura, agrião, couve-flor,espinafre, nabo, brócolis e abóbora.
A clorofila é um outro elemento que se demonstrou muito valioso para os seres humanos. Encontrada apenas nas plantas, a clorofila aparece no combate ao crescimento de tumores.
Estes são alguns modos pelos quais os sucos frescos de frutas e hortaliças podem melhorar a sua vida e ajudar a prevenir uma série de doenças.
Depressão, o mal do século 21

"A depressão é um problema de saúde pública, e será o mal do século 21, juntamente com a síndrome do pânico", afirma Sílvia Ivancko, psicoterapeuta e psicóloga do Instituto de Cancerologia de São Paulo. Os números da depressão são mesmo alarmantes: embora não se tenha um cálculo exato, estima-se que cerca de 30% da população mundial sofra da doença, sem saber.
"O maior problema com a depressão é o desconhecimento. O indivíduo deprimido está doente, sofre muito, mas sua falta de interesse pela vida costuma ser vista como preguiça ou falta de caráter", explica Sílvia.
Quimicamente, a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios como a serotonina e endorfina, que nos dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar. Quando há algum problema nesses neurotransmissores, a pessoa começa a apresentar sintomas como desânimo, tristeza, autoflagelação, perda do interesse sexual, falta de energia para atividades simples.
Em geral, em algum momento de suas vidas, uma em cada cinco pessoas experimentará pelo menos um episódio depressivo. Mas Sílvia Ivancko explica que, embora trate-se de um distúrbio químico, a depressão sempre tem, em sua raiz, algum motivo psicológico. Assim, seu tratamento inclui, necessariamente, a psicoterapia. "O remédio ajuda muito, mas ele não é eterno. Se a causa primeira não for tratada, a depressão voltará".

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Alimentos perfeitos para os dentes
Entenda por que alguns deles podem tornar o seu sorriso amarelado e saiba como minimizar esse problema

Basta tomar um café ou comer uma salada de beterrabas — pigmentos presentes na bebida ou na hortaliça logo, logo impregnam a superfície dos dentes. Com o tempo — e uma higiene bucal inadequada —, tanta tinta dá origem a manchas na dentição ou escurece literalmente o sorriso. Não à toa.
Qualquer comida dotada de pigmentação intensa pode provocar essa chateação. “Molhos de soja, refrigerantes à base de cola e sucos coloridos artificialmente estão entre os que mais mancham”, afirma o dentista carioca Alexandre Cardoso, da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral. “Quando o esmalte dentário já se encontra mais desgastado, surgem microporos que permitem a deposição de pigmentos sobre os dentes”, explica Cardoso. Assim, a idade ou o péssimo hábito de exagerar nos doces podem contribuir para o surgimento desses buraquinhos que patrocinam esse atentado à estética.
Para minimizar o problema, o especialista recomenda fazer bochechos com água logo após a ingestão de certos alimentos e bebidas. Isso ajuda a eliminar o excesso de substâncias capazes de tingir os dentes. Mais tarde, porém, não deixe de investir na escova e no fio dental para garantir a limpeza completa. Lembre-se apenas de que, depois de ingerir algo ácido e rico em pigmentos — como uma taça de vinho tinto —, o melhor a fazer é esperar cerca de uma hora para realizar a escovação. Dessa forma, evita-se um maior desgaste do esmalte que protege os dentes.
Há também quem desconfie que vegetais aparentemente inofensivos, como a alface, já abrigariam substâncias que povoam de manchinhas a dentição. “Mas isso não se compara ao risco oferecido pelo café”, compara Cardoso. O problema dessa bebida, aliás, é que seus amantes a degustam o dia inteiro. E é improvável que, a cada gole, corram ao banheiro para lavar a boca. Não por acaso, quem mantém esse costume por anos e anos fica com os dentes amarelos ou até enegrecidos. O conselho, portanto, é maneirar no seu consumo e enxaguar a boca sempre depois de saboreá-lo. O mesmo recado vale par os refrigerantes que, além de cheios de corantes, são ácidos e danificam o esmalte dental.Não é preciso excluir alimentos que marcam presença no seu cardápio, sobretudo os saudáveis como a beterraba. O fundamental é higienizar os dentes após as refeições — inclusive depois do lanche da tarde — e conservá-los firmes e fortes para afastar de manchas a encrencas mais sérias. E, claro, não deixe de visitar o dentista a cada seis meses.
Algumas dicas para depilação

Sempre dê um intervalo de 24 hs entre a depilação, banho de sol e ou bronzeamento artificial.
Sempre use compressas de chá de camomila (fria) para acalmar a pele eventualmente irritada.
Nunca use roupas muito apertadas sobre a área recêm depilada, porque a pele está sensível.
Nunca nade logo depois de se depilar, pois a água pode conter bactérias que tem mais facilidade de penetrar com os poros ainda abertos.
Nunca depile área que estejam "descascando" por causa de banho de sol, pois a pele pode sair junto com os pêlos.
Nunca depile áreas onde haja cortes ou ferimentos, porque você pode se machucar mais ainda ou provocar inflamações.
DICAS DE DEPILAÇÃO
As mulheres se preocupam com os pêlos o ano inteiro, não somente no verão. A depilação no Brasil é amplamente difundida entre as mulheres, e aprovada pelos homens! As áreas mais depiladas são axilas, pernas, virilha e buço.
Existem diversos métodos de depilação, entre eles as caseiras (com pinça, lâminas e aparelhos elétricos de depilação como o Satinelle), e as feitas em salões de beleza, clínicas e centros de estética (com cera quente, cera fria e até a depilação definitiva). Cada mulher deve escolher a que acha mais confortável e conveniente com o tempo que quer se manter livre dos pêlos.
Para ficar feliz com o resultado, antes e depois da depilação é interessante seguir algumas dicas:
Um dia antes da depilação, faça uma esfoliação na área a ser depilada. A esfoliação é necessária para retirar as células mortas e desencravar os pêlos.
Evite expor-se ao sol logo depois da depilação feita com cera. O risco de manchas é quase certo.
Não use hidratantes ou cremes logo depois da depilação. Eles obstruem os poros, causando irritação e pêlos encravados.
Para evitar pêlos encravados, faça semanalmente esfoliação no corpo todo.
Também para evitar pêlos encravados, evite o uso de roupas muito apertadas, principalmente na região da virilha.