terça-feira, 14 de abril de 2009

Cabelos brancos

Como é o processo natural da pigmentação dos cabelos?

O cabelo tem uma haste, que é o que enxergamos, e uma raiz, que fica logo abaixo da superfície da pele. Ao redor da raiz ficam as células que produzem o fio. Ali também estão células produtoras de um pigmento chamado melanina. O pigmento é inserido no fio, colorindo-o. Conforme a quantidade e o tipo de melanina, a cor varia. Nossos genes coordenam todo esse processo. Eles determinam também um momento em que esse esquema todo para de funcionar: eles estipulam que a partir de certo momento as células produtoras de melanina morrerão e os cabelos ficarão brancos. Cada um de nós tem uma idade pré-definida para isso acontecer. Alguns ficam grisalhos já aos 20. Outros aos 50.

Algumas situações aceleram o aparecimento de fios brancos, como doenças de tireoide, vitiligo, menopausa precoce e fumo (viu? cada vez aparece mais um motivo para você parar de fumar).

Stress e cabelos grisalhos

Essa relação ainda não está bem estabelecida. Se de fato há ligação entre os dois fenômenos, pode ocorrer pelos seguintes mecanismos:

1- O stress acentua a queda de cabelos, que vão sendo substituídos por novos fios. Se o seu relógio genético já deu a partida para os cabelos brancos, eles invadem a cabeleira rapidamente.

2- O stress provoca mudanças hormonais e aumento de radicais livres, o que pode acelerar o envelhecimento e a morte das células produtoras de melanina dos cabelos.

Como evitar?

Quem se incomoda, tinge. Para os que gostam de cabelos grisalhos, pode ser bom usar um shampoo específico, capaz de remover o tom amarelado que às vezes invade os fios brancos.

Mas o fato é que até o momento não há nada que possamos fazer para evitar o processo. O que está determinado pela genética simplesmente vai acontecer. Mas, por via das dúvidas, não se candidate a presidente dos EUA, seria muito stressante.

Nenhum comentário: