terça-feira, 22 de julho de 2008

22/07/2008 - 06h06
Polícia prende deputado Natalino Guimarães na zona oeste do Rio

da Folha Online

O deputado estadual Natalino Guimarães (DEM) e outras cinco pessoas foram presas nesta terça-feira após um tiroteio com a polícia na região de Campo Grande, zona oeste do Rio. O político foi detido em flagrante, na própria casa, durante uma reunião com membros de uma suposta milícia que age em favelas da região.
Segundo informações da polícia, quatro dos presos --dois policiais militares, um agente penitenciário e um segurança do deputado-- fazem parte da quadrilha. Um homem identificado como Fábio Pereira de Oliveira, o Fabinho Gordo, foi ferido e encaminhado para um pronto socorro.
A prisão ocorreu por volta de 0h, durante uma reunião de Guimarães com cerca de 15 homens. A polícia não divulgou outras informações.
Natalino Guimarães, ex-inspetor da Polícia Civil, foi expulso da corporação no último dia 11 devido a acusações de chefiar uma milícia, junto do irmão Jerônimo Guimarães, o vereador Jerominho (PMDB). Também inspetor policial, Jerônimo teve a aposentadoria cassada na mesma ocasião.
Há duas semanas, em depoimento à CPI da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) que investiga a atuação de milícias, o delegado Marcus Neves, do 35º DP (Campo Grande), afirmou que os irmãos controlam a milícia, conhecida como Liga da Justiça.
Campo Grande (zona oeste do Rio) é uma das áreas com o maior número de favelas controladas por milícias no Rio, de acordo com a Polícia Civil.
Na interpretação da Secretaria de Segurança, Natalino e Jerominho cometeram as seguintes infrações: empenhar-se em atividades que prejudiquem o fiel desempenho da função policial, eximir-se do cumprimento de suas obrigações funcionais e violar o código de ética policial.
A assessoria de imprensa do deputado não foi encontrada pela Folha Online para se manifestar sobre o caso.

Nenhum comentário: