terça-feira, 22 de julho de 2008

22/07/2008 - 08h29
Acidente entre ônibus e carreta mata 13 pessoas no Rio Grande do Sul

Da Redação
Em São Paulo
Um acidente envolvendo uma carreta e um ônibus de passageiros no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, matou 13 pessoas e feriu outras 22 na madrugada desta terça-feira. De acordo com informações preliminares da PRF (Polícia Rodoviária Federal), apenas um passageiro do ônibus - que transportava 35 passageiros - escapou sem ferimentos.Segundo ainda a PRF, entre os mortos estão os motoristas dos dois veículos: Gérson Rodrigues Machado, 38, que dirigia o ônibus, e Carlos Moacir da Silva, 42, que conduzia a carreta.
O ACIDENTE
De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o acidente aconteceu por volta das 4h30 desta terça-feira. Os dois veículos colidiram de frente quando passavam por uma ponte, de pista simples, no km 371 da BR-386. O caminhão da empresa Giovanella, que trafegava no sentido interior, transportava um contêiner vazio. Já o ônibus da Viação Ouro e Prata havia saído de Porto Xavier com destino a Porto Alegre por volta das 19h de segunda-feira.
Além deles, 11 passageiros do ônibus, que fazia o percurso Porto Xavier-Porto Alegre, também não resistiram aos ferimentos e morreram no local do acidente.A colisão, que envolveu um caminhão da empresa Giovanella e um ônibus da Viação Ouro e Prata, aconteceu sobre a ponte do Arroio Concórdia, no km 371 da BR-386, na cidade de Fazenda Vilanova, próximo a Lajeado, no Vale do Taquari.Com o choque, a frente do caminhão, que transportava um contêiner, ficou totalmente danificada, e o ônibus teve a parte da lateral do lado do motorista arrancada. De acordo com os policiais, o ônibus acabou tombando sobre a mureta da ponte, e um guincho está no local para fazer a remoção do veículo.Entre os feridos, 14 foram encaminhados para um pronto-socorro de Estrela e sete para um hospital de Lajeado. Os corpos serão encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Lajeado.A PRF informou que apenas meia pista da estrada tem o trânsito liberado, o que gera lentidão de 5 km nos dois sentidos da BR-386.ÔnibusSegundo o diretor-presidente da Viação Ouro e Prata, Hugo Eugênio Fleck, o motorista do ônibus trabalhava na empresa há dois anos e tinha experiência de pelo menos 10 anos na função. "Era um ótimo funcionário", disse.A companhia agora trabalha na identificação dos passageiros, para entrar em contato com os seus familiares. "Queremos divulgar uma lista dos passageiros na Internet ainda nesta manhã. A partir disso, daremos todo o atendimento necessário às vítimas", explicou Fleck.CarretaA carreta, que transportava um contêiner vazio, saiu do Porto do Rio Grande (RS) por volta das 20 horas de ontem (21) e ia para a cidade de Teotônia, também no Rio Grande do Sul, onde seria carregada, para depois voltar ao porto, segundo o gerente comercial da Transportadora Giovanella, Vlademir Martines. O motorista, que trabalhava na empresa desde 2006, nunca havia sofrido um acidente durante uma viagem de trabalho. "Foi uma fatalidade, pois o acidente aconteceu num local muito complicado e a cerca de 40 quilômetros do destino", disse Martines.

Nenhum comentário: