sábado, 28 de março de 2009


Alimentos para a beleza da pele


Não bastam apenas bons cosméticos para manter a beleza da sua pele. Alimentação saudável também conta bastante. “Os nutrientes que estão presentes no corpo vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita”, diz Fernanda Giannecchini, nutricionista.
Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. “A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino”, afirma Fernanda.
Os alimentos também contribuem na hora do bronzeado. Para a dermatologista Ligia Kogos, as mulheres que querem uma coloração dourada devem ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis. “Esses alimentos têm betacaroteno, que ajudam a prolongar o bronzeado”, declara.
Conforme a dermatologista, a oleosidade da pele e o surgimento da acne são problemas de inúmeras causas. As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência. Apesar disso, a boa alimentação, associada a um estilo de vida saudável, pode amenizar o problema.
Segundo a nutricionista Fernanda Giannecchini, a alimentação mais recomendada para evitar a acne são os vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Ela também indica beber muito líquido para manter a pele hidratada.
Ligia Kogos afirma que os alimentos ricos em gorduras são os principais causadores de acnes. “Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne”, diz Ligia.
Veja abaixo 7 dicas e cuidados para que seus cabelos fiquem com uma aparencia de lindos, saudáveis e bonitos.

-Depois de lavar e enxaguar bem os cabelos, não deixe restos de creme no couro cabeludo e nos cabelos com a intenção de hidratá-los ainda mais. Esses resíduos que ficam no cabelo impedem o crescimento, e deixa o cabelo com aspecto pesado, sem leveza nos fios.
-Desembarace bem os cabelos, sempre com cuidado, começando pelas pontas e depois subindo para a raiz. Faça isso com cuidado para não quebrar os fios, que molhados, se tornam mais fracos.
-Sempre que lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo com a pontinha dos dedos em movimentos circulares. Cuidado com a ponta das unhas pois podem ferir sua cabeça.
-Os melhores pentes para usar são os de madeira. Existem os de plástico que são de material antiestático e arrepiam o cabelo.
-Sempre que possível, seque os cabelos em casa. Sair com os cabelos úmidos atraem a poluição e sujeira do ar, assim, depois de secos eles ficarão com uma aparência de sujos e pesados.
-Antes de ir à praia ou piscina, aplique um leave-in hidratante e protetor, pois esses produtos impermiabilizam os fios, protegendo de manchas no cabelo e ressecamento por causa do sol, sal e água do mar e o cloro.
-Depois de colorir os cabelos em casa, faça uma hidratação. Os fios se abrem para receber a nova cor, mas depois é preciso que os fios fechem as cutículas para ficar com o brilho — é essa a função da hidratação nos cabelos.

domingo, 22 de março de 2009

Preocupação com a beleza torna as mulheres infelizes

Psicóloga acredita que a busca incessante por um padrão impossível traz problemas de auto-estima às mulheres.

Que o Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo não restam dúvidas. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica revelou que, entre setembro de 2007 e agosto de 2008, foram feitos 1.252 procedimentos estéticos por dia no país.
As mulheres são as que mais procuram este tipo de tratamento. O levantamento, realizado pelo Datafolha, também mostrou que das 457 mil cirurgias realizadas no mesmo período, 402 mil foram feitas em mulheres. E o que elas mais buscaram foram peitos maiores: foram implantadas próteses de silicone em 96 mil mulheres, muitas delas menores de 18 anos.
Para Rachel Moreno, autora do livro "A Beleza Impossível", essa busca incansável por uma imagem inatingível deve-se principalmente ao padrão imposto pela mídia, que desconsidera a diversidade. E é bem fácil determinar esse padrão de beleza: “a mulher ideal é jovem, branca, magra e de preferência com cabelo loiro e liso”, define a psicóloga.
Rachel ainda diz que a forma como essas mulheres são representadas reforça essa imagem como algo positivo. “Na novela, elas representam valores do século passado: enquanto a bonitinha é recompensada com casamento, a que não segue o padrão é punida de alguma forma”, exemplifica.
Com a reprodução desses modelos, a mulher se torna mais insatisfeita com sua imagem e apresenta problemas de auto-estima. "A maioria das brasileiras mudariam alguma coisa em seu corpo. Não é normal que a maior parte da população esteja insatisfeita", comenta.
Para a psicóloga, ser saudável e realizada em outros campos deveria ser o padrão buscado pelas mulheres. "No fim das contas, somos interessantes pelo que nos diferencia", diz.
Mulheres de verdade
Neste sentido, muitas mulheres apostam no estilo ao invés de seguir um modelo determinado. A atriz Uma Thurman é uma destas: segura, ela não busca na perfeição estética sua felicidade.
No Brasil, Fernanda Torres é um exemplo de atriz que nunca fez o papel de "gostosa" para se destacar. A cantora Paula Lima, por sua vez, mostra que é possível ser desejada e admirada sem se encaixar em um padrão pré-estabelecido.

sábado, 14 de março de 2009


Manchas da pele: saiba como se cuidar



Saiba o que causam as manchas de pele e como tratar este problema. O dermatologista Dr. Antônio Darghan explica, inclusive, como prevenir o aparecimento destas desagradáveis marcas.

Ter uma pele perfeita, livre de manchas e marcas, é o sonho de qualquer pessoa. Mas, se não tomarmos os devidos cuidados, as manchas na pele aparecem denunciando nossa idade e afetando a auto-estima. "As manchas na pele podem ser desencadeadas por diversos fatores. Uma delas é a exposição incorreta ao sol. Ou seja, se a pessoa bronzeia-se sem protetor solar, com certeza surgirão manchas na pele. O efeito crônico e cumulativo da radiação UV leva à formação de manchas escuras na pele (melanoses) principalmente na face e nas mãos, que são as regiões que ficam mais expostas", explica o dermatologista Dr. Antônio Darghan.

Ainda segundo o médico, outra forma muito comum de mancha que atormenta a vida das mulheres é uma mancha escura localizada nas "maçãs" do rosto e desencadeada por predisposição genética, radiação solar, alteração hormonal e outros fatores. "No caso da predisposição genética, existem fatores que desencadeiam o aparecimento destas manchas (cloasma ou melansma). Se a pessoa fizer uso de anticoncepcional, ficar exposta ao sol sem proteção, ou ainda engravidar, ela terá uma chance maior de desenvolver estas manchas", conclui Dr. Darghan.

O tratamento para manchas de pele inclui o uso de formulações clareadoras receitadas pelo dermatologista. Aliado a estes cremes, o paciente pode ainda ser submetido a peelings superficiais seriados. O peeling é realizado no consultório, sem anestesia nem sedação porque o processo é indolor. Primeiro a pele passa por uma limpeza profunda e, em seguida, é aplicada a substância que irá reagir com as camadas da pele. Depois do processo a pessoa deve usar protetor solar todo os dias e interromper o uso de cremes que contém ácidos (anti-rugas) durante 10 a 15 dias.

E para ter uma pele livre de problemas, vale o velho ditado: é melhor prevenir que remediar. Portanto, sol só com protetor solar. E se as manchas já apareceram, procure um especialista e faça um tratamento. Assim, você fica livre das manchas e com a pele perfeita! Dr. Antônio Darghan - dermatologista.
Cardápio contra TPM


Os alimentos certos amenizam os desconfortos que afetam a mulher no período pré-menstrual. Confira o menu que selecionamos pra você!
Inchaço, dor de cabeça, seios sensíveis, cansaço, irritação, cólica e vontade de comer doce. Você conhece bem os sintomas da Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM, não é? Pois esses incômodos podem ser aliviados com a alimentação correta. E mais: a dieta anti-TPM ainda a ajudará a perder uns quilinhos!

Por que a gente sofre?
Os incômodos da TPM se manifestam de sete e dez dias antes da menstruação. Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), explica que as mudanças hormonais provocam retenção de líquidos no corpo, dando a sensação de inchaço, inclusive dos nervos. "Isso altera o estado emocional e favorece a irritação e a ansiedade", diz. Durante esse período, as mulheres sentem vontade irresistível de comer chocolates devido à falta de magnésio e algumas vitaminas que formam a serotonina. Veja quais alimentos você deve investir e quais você deve evitar:

Invista:
· Água-de-coco, chás (menos o preto e o mate) e sucos naturais.

· Alimentos ricos em magnésio: as hortaliças e a soja.

· Fígado, nozes, carnes e cereais integrais.

· Óleo de canola, azeite extravirgem, abacate, semente e óleo de linhaça.

Evite
· Alimentos industrializados: são pobres em nutrientes e ricos em produtos químicos.

· Carboidratos refinados, principalmente o açúcar.

· Frituras: atrapalham a digestão e sobrecarregam o fígado.

· Café, chá preto e mate, chocolate: aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional.

· Bebida alcoólica: pode provocar dores de cabeça e fadiga.

· Refrigerantes: inclusive os diet e light.

Curiosidade: Cerca de 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual. "Em 52% delas, os sintomas interferem drasticamente no humor, no comportamento e no organismo", diz a especialista Jocelem Salgado.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Maquiagem: saiba usá-la sem prejudicar a pele

Antes de falarmos como cuidar da pele em casa após um dia inteiro de trabalho, vale a pena algumas orientações sobre como escolher adequadamente sua maquiagem. Nem sempre vai ser possível escolher o que usar no camarim, mas algumas dicas são válidas.

É fundamental que o corretivo, a base e o pó sejam não-comedogênicos ou oil free, ou seja que não contêm óleo na sua formulação e por isso, não causam cravos, espinhas ou bolinhas no rosto. Nem sempre a maquiagem importada é a melhor, pois geralmente são desenvolvidas para países de clima mais frio e pessoas de pele mais seca. Tente sempre que possível carregar seu próprio kit desses produtos.

E o que fazer quando chegar em casa?
A primeira etapa é a limpeza adequada. A correta higienização da pele permite a eliminação de impurezas, resíduos e maquiagem, evitando assim a obstrução dos poros e a formação de irregularidades. Além disso, a limpeza possibilita a correta renovação celular, estimulando a circulação superficial da pele e permitindo uma melhor absorção de produtos para o tratamento cutâneo. Para isso, devem ser usados primeiramente demaquilantes ou leites/loções de limpeza. A seguir é aconselhado o uso de sabonetes adequados, de preferência líquidos e cremosos, que têm na sua composição tenso ativos de baixa irritação. Vale lembrar que só água não é suficiente!

A segunda etapa envolve a tonificação da pele, que tem como função complementar a limpeza, remover células mortas, vestígios de maquiagem ou de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural, refrescando e suavizando a mesma, preparando-a para a hidratação. Deve-se ter cuidado com tônicos com excesso de álcool, pessoas com pele mais oleosa costumam gostar muito desse tipo de produto, mas acabam por piorar a oleosidade pelo efeito rebote que tais loções causam.

A seguir é fundamental fazer uma correta hidratação cutânea, cujo objetivo é promover a retenção de água na pele, a fim de proporcionar proteção contra agentes externos, retardar sinais de envelhecimento e fornecer nutrientes para uma pele mais macia e flexível. Vale ressaltar que peles mistas e oleosas também precisam de hidratação, sendo que o dermatologista pode, após o exame dermatológico, ajudar e orientar na escolha do produto adequado.

Como é óbvio, esses cuidados são básicos para qualquer que seja o tipo de pele, mas não é infreqüente a necessidade de tratamento de problemas específicos, afinal, uma pele perfeita naturalmente é muito rara de se encontrar. Não existe uma “receita de bolo” que possa ser ensinada, e uma avaliação pelo profissional especialista se torna indispensável, para que cada pessoa possa utilizar o mais adequado para seu tipo e problema de pele.
Dra. Silvia Zimbres, Dermatologista graduada em Medicina pela FMUSP com especialização em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Acne

Cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência. O maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. Durante a infância esta glândula permanece inibida, pequena e não produz nenhum sebo, razão pela qual as crianças têm pele lisa, homogênea e sem oleosidade. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Nas moças, a acne é mais freqüente dos 14 aos 17 anos. Nos rapazes, pode chegar um pouco mais tarde, com maior freqüência entre os 16 e 19 anos. Outro consolo: a maioria dos casos de acne se resolve espontaneamente na segunda década da vida. Mas sempre há exceções: algumas pessoas continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta, até cerca de 35 anos. Elas representam apenas 1% da população masculina e 5% da feminina.

A acne aparece com maior freqüência no rosto, peito e dorso, onde o número de glândulas sebáceas é maior. Se desenvolve em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e cuja mãe tiverem acne, tem maior chance de apresentá-la. No entanto, você pode ser o primeiro a ter espinhas em sua família, assim como todos os irmãos ou somente um deles pode apresentar pele acneica.

Durante a adolescência a acne pode apresentar graus variados com maior ou menor inflação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e muitas lesões nas costas.

Tratamento da acne

A acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade da pessoa. Espremer e cutucar espinhas devem ser evitados, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos. Não se deve também acreditar em soluções milagrosas, pois elas só pioram o quadro.

Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista.

Menopausa e reposição hormonal

Atualmente muito tem se falado sobre os tratamentos hormais após a menopausa. O que significa isso? Quais os riscos? É vantajoso para a mulher se submeter a esse tratamento?

[Dra. Beatriz Oliveira ]
O climatério é a fase que vai dos 40 aos 60 anos, aproximadamente, e é definido basicamente pelos seus sintomas: ondas de calor, irregularidade menstrual, irritabilidade, distúrbios do sono e da função sexual, secura vaginal e de pele. Esses sintomas são causados basicamente pela diminuição gradativa dos hormônios ovarianos.

Quando aliado a esses sintomas a mulher fica sem fluxo menstrual por mais de 01 ano, consideramos que ela está na menopausa, onde os sintomas descritos acima são mais acentuados.

Antigamente esses sintomas eram considerados normais, e portanto sem tratamento. Hoje já é considerado por vários profissionais como uma síndrome passível de tratamento.

Com a diminuição dos hormônios há um risco maior da mulher desenvolver doenças cardíacas e a temida osteoporose. A terapia de reposição hormonal diminui consideravelmente a incidência destas doenças e também melhora os sintomas já descritos, permitindo assim que a mulher nesta idade tenha uma melhor qualidade de vida.

Como existe uma diminuição dos hormônios no climatério e uma total ausência dos mesmos na menopausa, a base do tratamento é a administração destes hormônios, por um longo período de tempo, visto que a mulher na menopausa nunca mais vai produzir hormônios naturalmente.

Existem várias formulações de hormônios disponíveis e são prescritas a critério do médico de acordo com cada caso. Pode ser tomado, injetado, aplicado sob a forma de gel, adesivos ou implante na pele.

Para se evitar complicações é necessário um rigoroso acompanhamento. Podem ocorrer efeitos colaterais como sangramentos, dores nas mamas, enjôos, dores de cabeça entre outros.

Deve ser bem avaliada a indicação do tratamento em mulheres com história pessoal ou familiar de câncer, hipertensão, diabetes, doenças vasculares (varizes) e outra doenças relevantes.

Na minha opinião pessoal este tratamento deve ser feito: ele melhora os sintomas de calores, do sono; melhora o lado emocional da mulher bem como diminui o risco das doenças cardíacas e osteoporose. Acho que a melhora da qualidade de vida é alta e compensadora.