sábado, 14 de março de 2009


Manchas da pele: saiba como se cuidar



Saiba o que causam as manchas de pele e como tratar este problema. O dermatologista Dr. Antônio Darghan explica, inclusive, como prevenir o aparecimento destas desagradáveis marcas.

Ter uma pele perfeita, livre de manchas e marcas, é o sonho de qualquer pessoa. Mas, se não tomarmos os devidos cuidados, as manchas na pele aparecem denunciando nossa idade e afetando a auto-estima. "As manchas na pele podem ser desencadeadas por diversos fatores. Uma delas é a exposição incorreta ao sol. Ou seja, se a pessoa bronzeia-se sem protetor solar, com certeza surgirão manchas na pele. O efeito crônico e cumulativo da radiação UV leva à formação de manchas escuras na pele (melanoses) principalmente na face e nas mãos, que são as regiões que ficam mais expostas", explica o dermatologista Dr. Antônio Darghan.

Ainda segundo o médico, outra forma muito comum de mancha que atormenta a vida das mulheres é uma mancha escura localizada nas "maçãs" do rosto e desencadeada por predisposição genética, radiação solar, alteração hormonal e outros fatores. "No caso da predisposição genética, existem fatores que desencadeiam o aparecimento destas manchas (cloasma ou melansma). Se a pessoa fizer uso de anticoncepcional, ficar exposta ao sol sem proteção, ou ainda engravidar, ela terá uma chance maior de desenvolver estas manchas", conclui Dr. Darghan.

O tratamento para manchas de pele inclui o uso de formulações clareadoras receitadas pelo dermatologista. Aliado a estes cremes, o paciente pode ainda ser submetido a peelings superficiais seriados. O peeling é realizado no consultório, sem anestesia nem sedação porque o processo é indolor. Primeiro a pele passa por uma limpeza profunda e, em seguida, é aplicada a substância que irá reagir com as camadas da pele. Depois do processo a pessoa deve usar protetor solar todo os dias e interromper o uso de cremes que contém ácidos (anti-rugas) durante 10 a 15 dias.

E para ter uma pele livre de problemas, vale o velho ditado: é melhor prevenir que remediar. Portanto, sol só com protetor solar. E se as manchas já apareceram, procure um especialista e faça um tratamento. Assim, você fica livre das manchas e com a pele perfeita! Dr. Antônio Darghan - dermatologista.

Nenhum comentário: