quarta-feira, 10 de junho de 2009

CÓLICAS MENSTRUAIS

É difícil encontrar uma mulher que nunca tenha sentido cólicas menstruais. Algumas sentem apenas um leve desconforto durante a menstruação. Já outras sofrem e muito com as dores!

Mas não há motivo para desespero. Além de remédios e tratamentos médicos para os casos mais graves, há uma série de cuidados que você pode ter para prevenir ou minimizar a dor!

Segundo o ginecologista Mário Cardoso, cerca de 90% das mulheres sofrem ou já sofreram com cólicas menstruais. Para o médico, em muitos casos, o problema não é diagnosticado e tratado adequadamente.

O problema é tão comum que muitas mulheres sequer relatam a existência das dores em suas consultas periódicas, mesmo quando atrapalham as suas atividades habituais.

Alteração hormonal é a grande vilã

De acordo com o ginecologista, o principal motivo dessas dores que incomodam tanto as mulheres é a alteração hormonal que acontece no organismo às vésperas da menstruação. Substâncias químicas chamadas Prostaglandinas, semelhantes a hormônios, se tornam mais ativas um pouco antes do início da sua menstruação.

“As Prostaglandinas acumulam-se na camada espessa do útero e são liberadas e absorvidas pelos músculos deste órgão. É isto que provoca todas as contrações que causam as cólicas, além das desagradáveis contrações nos intestinos, durante a menstruação”, explica o médico.

De acordo com Cardoso, toda menstruação é acompanhada de contrações uterinas, que em alguns casos produzem cólicas intensas. Segundo ele, existem três tipos de dor relacionadas à menstruação:

Dor primária: Esta dor é intensa, mas considerada normal nas cólicas menstruais. Duram principalmente nos três primeiros anos da menstruação.

Dor secundária: Podem ser causadas por algum problema como a endometriose, tumores fibrosos, miomas uterinos, cistos no ovário, uso de DIU e raramente câncer ou doenças inflamatórias da pélvis.

Meio do ciclo: Com este tipo de dor, a mulher poderá sentir uma leve pontada no abdômen no dia em que está ovulando. Uma em cada 10 mulheres também descobre uma manchinha de sangue na calcinha durante este período.

O médico explica que as cólicas com dores primárias em geral se apresentam ainda na adolescência, nos primeiros três anos após o início dos ciclos, mas podem ocorrer na idade adulta também.

As dores constantes na parte inferior do abdômen são mais comuns e podem irradiar para a região lombar e membros inferiores.

Segundo o ginecologista, as dores primárias surgem, em geral, nas primeiras horas do início da menstruação, piorando à medida em que o fluxo menstrual aumenta durante os dois primeiros dias do ciclo.

“Náuseas, vômitos, diarréia, fadiga, febre, dor nos seios e dor de cabeça também podem ocorrer”, diz o médico.

Anticoncepcionais diminuem a dor

A maioria das mulheres que sofre de cólicas consegue aliviar as dores primárias após iniciar o uso de anticoncepcionais orais, mas em geral são necessários até três ciclos para que haja alguma diminuição na dor.

Mas Cardoso alerta: “A pílula não é muito útil para tratar os casos agudos. Cerca de 10% das mulheres não responde ao tratamento com antiinflamatórios e ao uso de hormônios por via oral. Nestes casos, é importante considerar a possibilidade de dores secundárias”.

Qualquer tipo de dor que a mulher sinta deve ser relatada ao ginecologista, por mais inofensiva que pareça. “É o médico que vai determinar se há necessidade do uso de remédios, indicar o melhor tratamento ou pedir exames para verificar se há um problema mais sério”,diz.

Em alguns casos o médico pode pedir exames de sangue, ultra-sonografia pélvica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, e laparoscopia para identificar as causas da dor.

Confira algumas dicas para evitar ou minimizar as dores:

·Tente fazer exercícios leves e caminhadas. Alguma atividade ajuda muitas mulheres a se sentirem melhor. Mas não exagere na dose

·Aplique compressas quentes. O calor, muitas vezes, pode acalmar as cólicas. Tome um banho de banheira bem quente e longo ou coloque uma bolsa de água quente em cima da barriga.

·Faça uma leve massagem em você mesma. Massagear de leve o seu abdômen poderá aliviar as cólicas.

·Coma menos sal. Beba mais água. Aquela sensação de mal-estar imensa que você sente todo mês é provocada pelo aumento da produção de hormônios que causam a retenção de água, que por sua vez provocam o inchaço dos tecidos do corpo. Portanto, beba mais água, e coma menos sal. Você vai evitar inchaço e dor de cabeça - e quem sabe vai até se sentir mais confortável usando a sua calça jeans favorita!

·Reduza a cafeína. Por mais duro que seja dar uma cortada naquele cafezinho, ingerir menos cafeína ajuda algumas mulheres a se sentirem melhor.

·Durma mais. É bem mais fácil lidar com o mal-estar quando você não está cansada ou mal-humorada. Tente dormir um pouco mais se for possível.

·Quando estiver com dor deite de costas e coloque um travesseiro apoiando a parte de trás dos joelhos.

·Evite se expor a situações estressantes durante as menstruações.

Nenhum comentário: