segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Calvície Feminina

O desequilíbrio hormonal que aparece perto da menopausa facilita um tipo de calvície.

Aparecida Santos, de São Paulo, viveu recentemente uma experiência que faz questão de comentar: “Há vários meses observava que meus cabelos caíam muito e que minhas unhas rachavam demais. Nem achei que era coisa para falar com a ginecologista, mas acabei comentando isso numa consulta. Estávamos no meio de uma conversa sobre a terapia de reposição hormonal e a médica me disse que era possível que também com relação a cabelos e unhas eu percebesse benefícios. De fato, estou fazendo a terapia há quatro meses e constatei que a queda dos cabelos parou e minhas unhas estão mais fortes e bonitas”.

Razões da queda – Várias causas são responsáveis pela perda acentuada dos cabelos na mulher à medida que o tempo passa. Uma delas é genética e caracteriza-se pela diminuição de cabelos “em coroa”, no alto da cabeça. Outro fator é um desequilíbrio hormonal. Toda mulher produz hormônios femininos e um pouco do hormônio masculino testosterona (assim como o organismo do homem produz testosterona e um pouco de hormônios femininos). Quando a menopausa está se aproximando, há uma gradativa diminuição na produção do hormônio estrogênio pelos ovários. Como a produção de testosterona não diminui na mesma proporção, este hormônio passa a ter um peso maior no corpo da mulher e gera algumas conseqüências. Uma delas é a possibilidade de surgir à calvície do tipo masculino, caracterizada por perda acentuada de cabelos na frente. Esse era o caso de Aparecida Santos. Com a terapia de reposição hormonal, seu organismo voltou a receber o estrogênio que os ovários deixaram de produzir e isso restabeleceu o equilíbrio. Assim, a influência da testosterona diminuiu e foi possível interromper a queda de cabelos.

Pêlos no rosto – A presença proporcionalmente maior da testosterona pode provocar, também, um aumento de pêlos no rosto da mulher, o que os médicos chamam de hirsutismo. Da mesma maneira, nesse caso, a terapia de reposição hormonal pode impedir o crescimento acentuado dos pêlos, fazendo retornar a aparência feminina na face.

Como se percebe, a terapia traz inúmeras vantagens, inclusive no campo estético.

Nenhum comentário: