quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mamãe com pele de bebê

Cedo ou tarde as rugas vão aparecer, mas saiba que é possível, sim, adiá-las e suavizá-las com procedimentos e cremes

Por Diana CortezQuem tem filho sempre comenta que o tempo parece passar (ou correr!) mais rápido. E aí, além daquela sensação de perceber que o bebê que antes ficava apenas no colo, agora, está correndo de um lado para o outro, você se dá conta da mudança na sua aparência.Não há como fugir. Devagarinho vão surgindo alguns sinais do envelhecimento, seja com os fios de cabelos brancos ou na pele do rosto. A propósito, a primeira impressão é a de que a pele está mais fina, então, linhas começam a aparecer principalmente na região próxima aos olhos – são as primeiras rugas.

Mas nada de pânico! Esse processo faz parte da vida de todo mundo e acontece de forma bastante lenta, mesmo que não pareça. E, dependendo de algumas atitudes, é possível retardar o processo.

Inimigos da pele
A dermatologista Ana Lúcia Récio, de São Paulo, afirma que o sol e o fumo são fatores que aceleram o envelhecimento. “Esses vilões atuam destruindo as fibras de colágeno e elastina responsáveis pela sustentação da pele”, explica.

Portanto, se você não fuma, saiba que tem um ponto a seu favor, mas ainda assim é preciso ficar atenta à questão dos raios solares. Eles têm o mesmo efeito nocivo, além de causar queimaduras, manchas e até o câncer de pele.

Neste caso, a única maneira de evitar danos é usando protetores diariamente. “Indico para as áreas urbanas produtos com FPS 15, no mínimo, e FPS 30 para quem vai à praia.

Só é preciso atenção quanto ao tipo de pele e escolher um produto compatível”, aconselha a dermatologista. Ou seja, produtos em versão creme para peles secas e loções livre de óleo ou feitas em gel para quem tem pele oleosa.

Segundo a especialista o uso de produtos anti-sinais, em geral, é indicado a partir dos 30 anos. “Antes disso, a mulher pode adotar produtos com ação antioxidante, aqueles cremes ricos em vitamina C ou E, que atuam otimizando o efeito do imprescindível filtro solar”, diz Ana Lúcia.E mais alguns fatores...

Há ainda outras questões envolvidas no surgimento desses sinais de expressão, principalmente quando você se torna mãe: as noites mal dormidas por causa do bebê, a má alimentação por conta da correria do dia a dia e até mesmo o baixo consumo de água.

Esse último fator é ainda mais agravante no caso de mulheres em fase de amamentação. “Como o organismo consome muita água para a produção do leite materno, é preciso hidratá-lo corretamente, caso contrário, a pele sofrerá conseqüências”, alerta Ana Lúcia.

E se você teve a impressão de que houve uma grande mudança logo nas primeiras semanas pós-parto, acredite, desta vez os hormônios não são os culpados. “Geralmente, é apenas impressão, já que antes a mulher grávida estava com retenção hídrica – o que mantinha a pele mais viçosa – e depois do parto as rugas ficam mais evidentes”, esclarece a dermatologista Luciane Scattone, de São Paulo.

Esperar ou não para tratar

Se você decidiu aguardar um pouco mais para ampliar a família acha que já está na hora de partir para os tratamentos anti-rugas, saiba que, apesar da gravidez exigir muito cuidado com as escolhas de produtos e tratamentos, os dermatologistas já trazem soluções para quem sofreu parto recentemente.

Segundo a dermatologista Ana Lúcia Récio muitos procedimentos podem ser realizados durante a fase de amamentação. “A exceção fica por conta da aplicação de laser e peelings mais intensos”, assegura.

Já Luciane Scattone sugere evitar produtos com fórmulas mais fortes até o fim da amamentação e substituí-los por outros que proporcionem o mesmo efeito. “Na dúvida, a mulher deve questionar o médico e seguir a orientação dele.”

O dermatologista Humberto Ponzio, de São Paulo, também concorda e afirma que, nesses casos, vale o bom senso. “O profissional deverá avaliar o risco-benefício de optar por um tratamento, já que a mulher ainda está com o organismo fragilizado e existe a possibilidade de algumas substâncias serem absorvidas e passadas para o leite”, aponta.

Ele ainda exemplifica que a Anvisa proíbe os tratamentos com ácido retinóico para mulheres na fase do aleitamento, assim como o botox.


COMO MANTER UM ROSTO DE ANJO
Veja os cuidados necessários para você garantir uma pele sempre bonita, segundo a dermatologista Luciane Scattone:
- Não Fume.
- Tenha uma alimentação equilibrada.
- Consuma alimentos com antioxidantes, como os ricos em vi taminas C (frutas) e E (castanhas).
- Use protetor solar diariamente mesmo nos dias frios. Isso evita a ação dos raios UVA que atuam na formação das rugas.
- Se quiser ser ainda mais prática, use maquiagem com filtro solar. &<0058; Beba cerca de 2 l de água por dia.
- Lave o rosto com água fria.
- Demaquile a pele adequadamente para evitar que os poros entupam.
- Limpe a pele duas a três vezes por dia se ela for oleosa ou uma vez se for seca, em seguida, hidrate. Para isso, utilize produtos com filtro solar durante o dia e cosméticos com princípios ativos à noite (clareadores, antioxidantes ou anti-rugas). O uso de tônico é opcional.

Aplique produtos com efeito firmador antes do protetor solar. Assim, você consegue suavizar as rugas, sem deixar a proteção de lado.

Nenhum comentário: