Dormir de cabelo molhado não "apodrece" os fios
Algumas pessoas costumam afirmar que os cabelos são a moldura do rosto. Talvez por isso, existam tantos produtos, curiosidades e até mesmo dúvidas com relação à beleza dos fios. Quem já não ouviu alguém dizer que dormir com os cabelos molhados pode fazer com que eles "apodreçam"?
Segundo a técnica em cabelos Pérola Maria Muswieck do Amaral, especialista em químicas e tratamentos capilares, a história de que os fios "apodrecem" não passa de mito. O que acontece, na verdade, de acordo com ela, é que cabelos molhados ficam mais frágeis. "O atrito com a fronha do travesseiro pode quebrar os fios, além do risco que a pessoa corre de pegar um resfriado.
Dormir com cabelos molhados faz mal à saúde e aos fios", diz a técnica.A profissional explica que o cabelo, assim como todas as partes externas do corpo, também precisa respirar. "Se você dormir com ele molhado, os fios vão demorar mais para secar, vão ficar abafados e mais suscetíveis a quebras", comenta.
Para o cirurgião plástico Milton Peruzzo, especializado em tratamento e microtransplante de cabelos, a relação cabelos úmidos e estrago dos fios também faz parte dos mitos, herdados das "vovós". "É como se quiséssemos comparar os cabelos a plantas que são danificadas se molhadas demais. Existem pessoas que precisam lavar a cabeça duas vezes ao dia, por apresentarem um quadro chamado dermatite seborréica.
Neste caso, a limpeza faz parte do tratamento", declara."A recomendação para que após o banho os cabelos sejam secos com tolha e se necessário com secador é mais uma preocupação com a saúde da pessoa do que com a beleza dos fios", acrescenta Peruzzo.
A técnica em cabelos Pérola Amaral dá uma dica para quem quiser andar por aí com fios sedosos e hidratados: evitar molhar os cabelos ao acordar e ao longo do dia. "A água abre as escamas dos fios, altera o Ph e os cabelos ficam como uma 'esponja' sugando tudo, principalmente poluição. Quando os cabelos secam o volume retorna até em maiores proporções", enfatiza."Cabelos lindos estão ao alcance de todos.
Para tanto, é necessário tratá-los e observar alguns cuidados no seu dia-a-dia: usar produtos de qualidade e um tratamento direcionado. Não é porque sua amiga usou um produto ou fez um tratamento e deu certo que para você vai dar o mesmo resultado. Cada caso é um caso", relata Pérola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário