segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Providências contra a caspa
Conhecida também por dermatite seborreica, a caspa é uma leve descamação seca e fina que ocorre no couro cabeludo. “É ocasionado pelo excesso de produção de uma gordura especial que fica na superfície de nossa pele, o sebo, importante na proteção da cútis contra microorganismos e agentes nocivos. É por esta razão que os cabelos oleosos são mais propensos ao aparecimento de caspa”, afirma o médico tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, entrevistado para matéria do site iTodas.
Segundo a reportagem, existem ainda fatores externos que podem influenciar no aparecimento do problema, como o estresse. “Processos emocionais provocam, às vezes, uma divisão celular mais rápida na camada córnea do couro cabeludo que levam ao aparecimento da descamação. Isso facilita o surgimento ou o aumento de certos fungos que pioram a caspa”, revela Bedin.
A solução indicada é usar um xampu próprio para o problema. “Isso faz com que a flora fúngica mantenha-se em equilíbrio e é possível nem se notar a caspa”, conta o especialista.
Um fato interessante é que muitas pessoas sentem nojo da caspa e procuram manter-se longe das vítimas desse incômodo. “A caspa não pega e nem passa pelo pente ou escova. Ninguém precisa ficar à distância por isso”, indica o médico.
Segundo o site, a melhor maneira de se evitar a caspa é manter os cabelos sempre limpos, lavando em dias alternados, usar o xampu adequado e não esperar até ela aparecer.
Veja algumas dicas do especialista para evitar o problema:
- O estresse pode influenciar o aparecimento ou o aumento da caspa. Tente manter a calma para não piorar a situação.
- A predisposição genética é fator que pode desencadear ou piorar o quadro. Fique de olho nisso.
- Lave os cabelos normalmente, geralmente com água morna. E em dias alternados.
- Seque os fios com secador com temperatura não muito alta e a uma distância de 15 cm.
- Lave os pentes e escovas, mantendo-os sempre limpos.
- Não abafe o cabelo com bonés ou gorros depois de lavá-los.

Nenhum comentário: