sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Beleza em domicílio


Muito, mas muito tempo antes de surgir a onda dos personal profissionais – stylist, beauty, gourmet, trainer e outros tantos que foram se multiplicando -, algumas empresas do setor de beleza já praticavam a atividade com um nome menos glamouroso, é verdade, mas com o mesmíssimo conceito, por meio de suas revendedoras ou, numa linguagem ainda mais atual, consultoras de beleza. Quem nunca recebeu a visita de uma revendedora Avon, a mais antiga empresa de cosméticos a praticar a modalidade da venda direta, personalizada, domiciliar? Depois dela, vieram outras, como Jafra, Mary Kay e as made in Brazil, como Natura. O incrível é que essas marcas nunca abandonaram o conceito original, jamais abriram lojas (com uma única exceção) e continuam, até hoje, investindo neste atendimento tête-à-tête. Suas consultoras não vendem simplesmente as linhas expostas em sites e catálogos que circulam de mãos em mãos. Elas vão além, são treinadas para indicar o melhor creme para cada tipo de pele, o xampu mais adequado, as tendências em maquiagem. São ou não são verdadeiras personal beauty?


Algumas histórias são bem antigas. A Avon, por exemplo, nasceu nos Estados Unidos em 1886. O vendedor de livros David McConnel costumava brindar seus clientes com frascos de perfume, que faziam mais sucesso do que os próprios livros. O visionário McConnel decidiu, então, mudar de ramo, abriu a Califormia Perfume Company e convidou uma mulher, Florence Albee, para fazer a venda direta dos produtos. Nascia a primeira revendedora Avon - o nome da empresa foi trocado em 1939 em homenagem à cidade natal de William Shakespeare, Stratford-On-Avon. Na década de 50, a Avon rompeu fronteiras e se espalhou pelos cinco continentes. Hoje, o trabalho iniciado por Mrs. Albee é feito por mais de 5 milhões de revendedoras no mundo todo, mais de 1 milhão só no Brasil.


Outra americana que apostou neste modelo é a Jafra, sigla que faz a junção dos nomes de seus dois fundadores, Jan e Frank Day. A marca também contribuiu também para a abertura de um novo nicho de atividade profissional para as mulheres desde 1956.Jan Day foi a primeira consultora Jafra e, já nos primeiros quatro meses de atividade, criou um grupo de 30 vendedoras. O carro-chefe da empresa era o creme hidratante com geléia real, um clássico da cosmetologia.




“Se você pensa que pode, você pode”. As sábias palavras da mãe nunca mais saíram da cabeça de Mary Kay, dona da grife de cosméticos que leva seu nome. Fundada em 1963, em Dallas, a gigante Mary Kay funciona nos mesmos moldes da Avon e da Jafra, com cerca de 2 milhões de consultoras em mais de 30 países. Dona de casa e mãe de três filhos, Mary Kay descobriu em um teste vocacional a aptidão para vendas. Começou a trabalhar em uma loja de produtos para casa, ganhou vários prêmios pelo excelente desempenho, mas, depois de 25 anos trabalhando com venda direta e de certa forma frustrada com as dificuldades de ascenção profissional para a mulher, resolveu se aposentar. Passou a escrever um livro sobre como deveria ser a evolução da carreira de uma mulher, material este que acabou se tornando o plano de marketing da sua empresa, a Beauty by Mary Kay, aberta em 1963.


Brasileiríssima, a Natura é a caçula da turma, mas nem tão novinha assim. São 40 anos de pesquisa e desenvolvimento de produtos de beleza. “Bem estar bem” é o lema da marca de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal para mulheres de todas as idades. A empresa encara as consultoras e os consultores da marca como os primeiros consumidores, afinal são eles que levam os produtos até os clientes. São cerca de 640 mil só no Brasil. Atualmente, os personal saleswomen ou salesmen estão espalhados por vários países da América latina, como Chile, Argentina, Peru, Bolívia, México e Venezuela. Na Europa, a Natura entrou pela porta da frente e abriu a exceção citada no início do texto. A marca inaugurou sua primeira e única loja (foto) na capital mundial dos cosméticos, Paris, mas sem abrir mão de suas consultoras, que, na glamourosa língua de Balzac – o romancista francês que, lá no início do século 19, encheu a bola das mulheres de 30 -, ganharam o título de conseillères.Pioneiras neste mercado da beleza em domicílio, Florence Albee, Jan Day e Mary Kay abriram novos caminhos para as mulheres, contribuindo para tornar o passar do tempo bem menos cruel.

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