Muito, mas muito tempo antes de surgir a onda dos personal profissionais – stylist, beauty, gourmet, trainer e outros tantos que foram se multiplicando -, algumas empresas do setor de beleza já praticavam a atividade com um nome menos glamouroso, é verdade, mas com o mesmíssimo conceito, por meio de suas revendedoras ou, numa linguagem ainda mais atual, consultoras de beleza. Quem nunca recebeu a visita de uma revendedora Avon, a mais antiga empresa de cosméticos a praticar a modalidade da venda direta, personalizada, domiciliar? Depois dela, vieram outras, como Jafra, Mary Kay e as made in Brazil, como Natura. O incrível é que essas marcas nunca abandonaram o conceito original, jamais abriram lojas (com uma única exceção) e continuam, até hoje, investindo neste atendimento tête-à-tête. Suas consultoras não vendem simplesmente as linhas expostas em sites e catálogos que circulam de mãos em mãos. Elas vão além, são treinadas para indicar o melhor creme para cada tipo de pele, o xampu mais adequado, as tendências em maquiagem. São ou não são verdadeiras personal beauty?
Algumas histórias são bem antigas. A Avon, por exemplo, nasceu nos Estados Unidos em 1886. O vendedor de livros David McConnel costumava brindar seus clientes com frascos de perfume, que faziam mais sucesso do que os próprios livros. O visionário McConnel decidiu, então, mudar de ramo, abriu a Califormia Perfume Company e convidou uma mulher, Florence Albee, para fazer a venda direta dos produtos. Nascia a primeira revendedora Avon - o nome da empresa foi trocado em 1939 em homenagem à cidade natal de William Shakespeare, Stratford-On-Avon. Na década de 50, a Avon rompeu fronteiras e se espalhou pelos cinco continentes. Hoje, o trabalho iniciado por Mrs. Albee é feito por mais de 5 milhões de revendedoras no mundo todo, mais de 1 milhão só no Brasil.
Outra americana que apostou neste modelo é a Jafra, sigla que faz a junção dos nomes de seus dois fundadores, Jan e Frank Day. A marca também contribuiu também para a abertura de um novo nicho de atividade profissional para as mulheres desde 1956.Jan Day foi a primeira consultora Jafra e, já nos primeiros quatro meses de atividade, criou um grupo de 30 vendedoras. O carro-chefe da empresa era o creme hidratante com geléia real, um clássico da cosmetologia.




Nenhum comentário:
Postar um comentário