quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Nutricionistas recomendam maior consumo de frutas e hortaliças


Apenas 17,7% da população brasileira atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de comer cinco porções diárias de frutas, hortaliças e verduras, indica pesquisa do Ministério da Saúde, segundo a assessoria do Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região. O Conselho recomenda o consumo diário de verduras, legumes e frutas nas refeições, o que contribui para parte importante da composição de uma dieta equilibrada, por seu alto teor de micronutrientes, fibras e compostos bioativos com propriedades funcionais, além de apresentarem baixa densidade energética.

A maior regularidade na pesquisa do ministério, segundo o Conselho, foi encontrada em São Paulo, que apresentou 23% da amostra com esse comportamento, sendo que as mulheres têm mais esse costume - são 27%, enquanto entre os homens são apenas 18%. O uso de carne com gorduras aparentes está no cotidiano de 32,8% da população e 29% dos adultos são sedentários. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, nas capitais dos 26 Estados do país e no Distrito Federal, divulgado em abril de 2008.

Segundo o conselho de nutrição, há uma associação inversa entre o consumo de frutas, legumes e verduras e o risco de doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer. Em pesquisas, a dieta tem aparecido como determinante em casos de deficiências nutricionais, como anemia e hipovitaminose A (ausência de vitaminas), e doenças crônicas não transmissíveis.

O conselho recomenda, para uma alimentação saudável, variedade nos tipos de alimentos, pertencentes a diversos grupos, e moderação, ingerindo quantidades equilibradas desses grupos diversos.

Nenhum comentário: