Turista espacial diz estar preparado para queda de emergência
Um turista espacial texano disse nesta terça-feira que não ficou preocupado com os dois turbulentos pousos anteriores da cápsula russa Soyuz e que está ansioso para realizar suas próprias experiências no espaço.
Em abril, uma turista espacial sul-coreana a bordo da Soyuz disse ter ficado com medo de morrer ao voltar para a atmosfera no ângulo errado, o que expõe a tripulação a violentas forças gravitacionais e queima parte do módulo.
O programador de videogames Richard Garriott, de Austin (Texas, EUA) vai pagar estimados 35 milhões de dólares para ir ao espaço no mês que vem, pegando carona com um astronauta da Nasa e um cosmonauta russo a caminho da Estação Espacial Internacional.Garriott, filho de um astronauta aposentado, vai passar dez dias no espaço e voltará à Terra com a atual tripulação da Estação, numa cápsula de reentrada da Soyuz que nos seus dois vôos anteriores apresentou problemas.
Em abril, a cápsula pousou cerca de 420 quilômetros fora do alvo, nas estepes cazaques, porque dois foguetes deixaram de funcionar antes da reentrada, colocando a nave numa queda muito acentuada.
No ano passado, tendo o primeiro astronauta malaio na tripulação, o mesmo defeito provocou outro pouso dito "balístico". "Pessoalmente não acho que uma entrada balística seja um problema. Não é uma forma particularmente anormal de reentrada", disse Garriott em entrevista coletiva num centro de treinamento para astronautas nos arredores de Moscou.
A Agência Federal do Espaço da Rússia não divulgou os resultados da investigação sobre os dois incidentes, mas autoridades afirmaram que os problemas foram sanados e que a Soyuz funcionaria "como um relógio",
Garriott também minimizou os riscos. "Estou convencido de que a probabilidade de um pouso balístico no meu caso é significativamente reduzida, mas se ocorrer estou física e mentalmente bem preparado para ela", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário