sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cuide da pressão após o exercício

Depois de praticar um exercício puxado, relaxe. Mas relaxe mesmo.
Por César Kurt

Isso se você quiser salvaguardar seu coração. Pesquisadores da Universidade do Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, concluíram que até mesmo uma atividade intelectual feita logo após a ginástica pode fazer a pressão arterial disparar. Eles pediram a dois grupos de voluntários que decorassem uma seqüência de letras. O primeiro, que acabara de malhar, sofreu um aumento de pressão muito superior ao da segunda turma, que não tinha se mexido. Os hipertensos correm maior risco de um dano cardiovascular, mas mesmo os que não sofrem disso estão sujeitos a uma arritmia, esclarece José Kawazoe Lazzoli, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, que é cardiologista em São Paulo.
Uma noite maldormida tem efeito semelhante ao do exercício estafante
Malhe de cabeça fresca
Os carecas são mais vulneráveis a dois efeitos da radiação solar que influem na atividade física: o aumento da temperatura interna e a elevação da freqüência cardíaca. Foi o que constatou um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais. Donos de vastas (e crespas) cabeleiras foram monitorados durante uma hora enquanto corriam na esteira. Após alguns dias, passaram a máquina zero nas madeixas e repetiram o teste. Resultado: de cabeça raspada, apresentaram maior aquecimento corporal e batimentos mais acelerados. O cabelo encaracolado cresce para cima, e isso impede que os raios incidam diretamente sobre o couro cabeludo, diz o educador físico Leonardo Coelho, um dos autores.
Se você é calvo, é obrigatório usar um boné de tecido leve para não prejudicar a evaporação do suor.
Boa pergunta
"QUEM TEM DOR NAS COSTAS PODE PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS? QUAIS?
Simone Marques, por e-mail
Depende. Nos casos de lombalgia mecânica, quando ocorrem espasmos generalizados em toda a coluna, caminhar em ritmo moderado, em terreno plano, durante no mínimo 30 minutos, até ajuda a diminuir as dores, diz o reumatologista Alex Carvalho Faria, de São Paulo. Exercícios que fortalecem o abdômen também costumam ser eficazes, pois estabilizam a coluna. Porém, um fisioterapeuta deve acompanhar a ginástica, ressalva. Já para quem tem hérnia de disco ou sofreu uma fratura na vértebra, mínima que seja, fica proibido qualquer tipo de atividade física sem autorização do especialista. (E.M.)

Nenhum comentário: