quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Cosméticos noturnos ajudam a reforçar tratamentos de beleza

Stock Images
Durante a noite, a penetração dos ativos presentes nos cosméticos é facilitada

ritual tipicamente feminino de se besuntar de cosméticos após o banho pela manhã ganha força para ser repetido também à noite, com cada vez mais lançamentos de produtos para serem utilizados neste período। E não é só o rosto que está na mira das indústrias de beleza: cabelo e corpo também ganham opções noturnas। Embelezar-se durante a noite tem algumas vantagens, segundo os especialistas. A ausência do sol permite o uso de ativos fotossensíveis sem o risco de manchas. Além disso, os princípios ativos podem ser mais concentrados, porque sem a luz, o risco de irritação é menor. O metabolismo noturno, mais lento, também trabalha a favor da beleza, pois favorece a ação de alguns ativos. "O cosmético noturno é importante porque no horário em que você vai dormir, teoricamente, todos os fatores que agridem a pele e o cabelo são eliminados, como o sol, o vento e a poluição. Desta forma, você consegue absorver melhor os cremes", diz a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.
A diferença fundamental entre os produtos diurnos e noturnos é a sua função: os noturnos são mais focados no tratamento, enquanto os diurnos são de ação preventiva. O uso combinado de ambos garante um efeito potencializado. As ações mais comuns presentes nos produtos noturnos para a pele são contra rugas, manchas, celulite e flacidez. Nos produtos para o cabelo o foco está no combate à queda e ao ressecamento.
Combinar as marcas dos cosméticos do dia e da noite é algo desnecessário. "A marca não importa. O importante é que o produto seja adequado ao tipo de pele, à idade cronológica e à idade real da pele", afirma o médico cosmiatra Jardis Volpi, de São Paulo. Outra possibilidade é combinar produtos industrializados com fórmulas manipuladas receitadas por um médico. A dermatologista Mônica Carvalho, de São Paulo, acredita que esta opção garante um resultado melhor: "Nos produtos prontos, alguns ativos são mais estáveis, a fórmula se mantém por mais tempo. Ao mesmo tempo, no manipulado, você pode combinar mais ativos".
Ao adotar a rotina de cuidados noturnos, é necessário tomar algumas precauções. Ácido retinóico, ácido glicólico e hidroquinona são algumas das substâncias mais comuns presentes nas formulações noturnas, e que, por serem sensíveis à luz, exigirão o uso de um protetor solar durante o dia com um fator de proteção solar mínimo de 15. No corpo, muitas vezes pode ser necessário suspender depilações ou esfoliações se o produto noturno sensibilizar muito a região. Lavar e tonificar a pele do rosto antes de aplicar o produto também é importante para favorecer sua ação. No corpo e no cabelo, a lavagem vai variar conforme as instruções do fabricante do cosmético ou da indicação do dermatologista.
Em relação aos produtos manipulados, algumas precauções são necessárias na conservação, pois este tipo tende a se oxidar mais rápido. Antigamente, muitos exigiam conservação em geladeira, procedimento que foi se tornando desnecessário na medida em que conservantes foram incorporados à fórmula. Ainda assim, é recomendável evitar o contato das mãos com o produto, usando sempre uma espátula para retirá-lo do pote ou, se possível, utilizar uma embalagem "pump" - mesmo lavando as mãos, as bactérias presentes no corpo causam alterações na fórmula. Como alguns princípios são fotossensíveis, também é indicado guardar a embalagem em um ambiente sem luz e longe do calor. Mandar fazer pequenas quantidades também ajuda - uma embalagem de 30 gramas, por exemplo, é suficiente para um mês de aplicação no rosto e pescoço.
No álbum de fotos há opções de produtos disponíveis no mercado para uso noturno. Faça sua opção e aproveite seu sono de beleza - literalmente.

Nenhum comentário: